7.01.2010

Depoimento: Parei de tomar a Sibutramina.

Pessoal, eu acho de grande importância dar esse depoimento aqui, principalmente agora que a Sibutramina está muito mais controlada, e passou de tarja vermelha para tarja preta.

Quando eu tomava, eu escrevia aqui só maravilhas da Sibutramina, e agora eu venho dizer que eu não aconselho ninguém a usar este medicamento.

O que é: A Sibutramina foi desenvolvida na década de 80 como um antidepressivo
, ela age no cérebro controlando o humor e promovendo sensação de bem estar, e acabou descobrindo-se que ela controla o apetite e provoca a sensação de saciedade alimentar, e então começou a ser utilizada para o tratamento contra a obesidade.

Eu fui na endocrinologista e ela me passou uma dieta, mas quando vimos que eu tinha engordado 5kg em um mês, ela me passou a sibutramina junto com uma dieta de 1000kcal e exercícios físicos.
 

Eu comecei tomando a de 10mg, e depois o efeito foi diminuíndo, acho que cerca de três meses depois, e a médica aumentou pra 15mg. Quando eu fazia exercícios físicos e dieta, emagrecia que era uma beleza, sempre menos 1,5kg por semana acho, em dezembro eu consegui emagrecer bem, eu tinha muito mais disposição pra malhar, mas às vezes eu ficava muito ligadona, irritadiça, mas sempre com sensação de bem estar. Às vezes eu tinha insônia, e tive que ter o cuidado de tirar tudo com guaraná e cafeína da minha alimentação. Então, vieram as férias de fim de ano, eu fiz um cruzeiro, depois fiquei na casa do meu pai, ou seja, eu não fiz mais dieta. Não cheguei a engordar, a sibutramina não deixou eu engordar tudo que eu sei que teria engordado comendo as besteiras que comi, mas também não emagreci.

Quando entrou fevereiro, voltei pra academia, e virei uma rata de academia, chegando a malhar 3 horas por dia, era aula de localizada, musculação, spinning... Eu tinha vontade de ir malhar, e acho que minha libido toda se canalizou pra esta atividade, não me lembro de ter tido uma vida sexual muito ativa, acho que no campo sexual senti uma diminuição de libido que eu só fui me dar conta depois que eu larguei a Sibutramina, que eu comecei a sentir zero vontade de malhar e voltei a ter libido sexual. Mas voltando, eu não via resultado algum, estava com 70kg, e fazendo reeducação alimentar, malhando e tudo, os instrutores diziam que eu estava perdendo gordura e ganhando massa muscular, todo mundo notava que eu emagrecia, menos eu e a balança. O que eu fiz? Comecei a tomar 2 cápsulas de 20 mg por dia.


Então, aconteceu aquele estardalhaço com a Sibutramina, foi publicado:

"Um grupo de defesa dos consumidores, nos Estados Unidos, pediu também em dezembro, a proibição da venda da sibutramina, tendo como base um estudo elaborado pela FDA que demosntrou que 11,4% das pessoas que tomam sibutramina morrem ou sofrem paradas cardíacas ou derrames."


Nem preciso dizer que morri de medo né? Fui correndo perguntar pra minha endocrinologista se eu deveria continuar com o medicamento, e ela me disse que a sibutramina ficou muito famosa, e que esses estudos foi feito apenas com pessoas que eram do grupo de risco, ou seja, todas as pessoas que participaram do estudo já tinham problemas cardíacos antes.

Mas eu nasci com sopro, ela sabe disso, eu comentei, mas ela e todos os médicos e profissionais de saúde sempre me disseram que como eu já operei, eu já estou curada, e que eu preciso mesmo é pegar resistência física pra não passar mal ao fazer exercícios aeróbicos.

Bem, eu continuei tomando a Sibutramina sem problema algum, até que sem atingir nenhum resultado na balança, eu comecei a querer radicalizar e fazer aula de spinning, que é um exercício aeróbico muito pesado. Na primeira aula, eu passei muito mal, fiquei suando frio, tremendo e com o coração disparando na boca. Mas eu não desisti, falei com a coordenadora dos instrutores da minha academia, a fofésima da Alessandra, que foi muito paciente comigo e ficou controlando meu ritmo durante a aula pra eu ir bem aos poucos.

Eu comecei a querer largar, pois entre todos os efeitos adversos que a Sibutramina pode dar, eu tive: taquicardia, palpitações, aumento do apetite, insônia, prisão de ventre, perda da libido, e até irritação no ouvido. Pra mim, se eu não estava emagrecendo e ainda por cima tendo esses sintomas, não valia mais apena continuar. Eu larguei aos poucos, passei de 20 pra 15mg, e cada semana eu ia diminuindo 5mg, até largar por completo.

Quando fizeram a proibição desse medicamento na Europa, a Agência Européia de medicamentos declarou: "Os riscos que este medicamento provoca são bem maiores que os benefícios". E pra mim isso é totalmente verdadeiro hoje em dia.


De cara, eu fiquei de saco cheio da academia, mas eu me forçava a ir malhar, só que bem menos do que antes. Comecei a tomar um termogênico chamado Therma Hardcore Pro, que é puro guaraná com cafeína. Isso pra me manter acordada, porque eu sabia que ia morrer de sono sem a Sibutramina, eu já sou uma pessoa muito sonolenta.

Mas não foi só isso... quando entrou esse friozinho, a mudança de tempo me deixou resfriada, e ainda por cima eu estava em fase de provas, não frequentei a academia por duas semanas.

Logo, eu já estava comendo pra caramba e só queria saber de dormir, estava muito deprimida sem motivo aparente, e conversei sobre isso com a Gabi aqui do blog, bem na época em que ela estava entrando, e ela disse que largou a Sibutramina também, e parou de malhar, e entrou em depressão, engordando 30kg.

Eu nem estava pensando que essa depressão poderia ser proveniente da Sibutramina, eu não queria conversar sobre isso com os meus parentes aqui em casa, falei só com meu namorado, a Gabi e a Pri.

Foi então que eu comecei a pesquisar na internet, e encontrei matérias falando que esses sintomas acontecem mesmo ao largar a Sibutramina. Eu desisti de querer me tratar com medicamentos. Pensei em ir num psiquiatra, mas fiquei com medo dele me receitar um antidepressivo, pensei em votar na endocrinologista, mas também não vejo muita utilidade, uma vez que a dieta que ela me mandou não é muito legal e eu já sei fazer a reeducação alimentar direitinho, ou seja, ela podia me receitar outro remédio que me deixasse mal. Tudo isso, me fez chegar a seguinte conclusãp: me tratar com fitotrerápicos.


Os estudos dizem que exercícios físicos combatem a depressão, então eu voltei, mas deixei a musculação de lado, estou fazendo de 30 a 50 minutos de aeróbicos todos os dias, além do Pilates e Kimax duas vezes na semana.
Comprei o Giseng também, que é um fitoterápico eficaz contra a depressão, estou tomando uma cápsula diariamente. O Ginseng também ajuda numa disposição diária.

De uma semana pra cá, eu tenho me sentido BEM melhor, e não quero mais tomar nada que me dê reações adversas na busca do emagrecimento. Hoje eu posso entender perfeitamente o quanto é difícil pras pessoas que largam este tipo de medicação, difícil pra manter o peso perdido, eu digo. Não é só fazer reeducação alimentar, seu cérebro sofre uma série de alterações, e tem que ser muito forte, e ficar bem atenta ao que está acontecendo consigo mesma e se cuidar. Não é só a falta da Sibutramina e a falta de reeducação alimentar que faz com que a pessoa engorde, mas com essa depressão é muito difícil manter qualquer programa de exercícios ou emagrecimento.

Eu não vou desistir, não vou me deixar engordar ou deprimir, eu estou atrás da minha saúde, e usar a Sibutramina pra mim foi a pior coisa que eu pude fazer, tipo pacto com o diabo. rs. Então espero que quem estiver lendo tenha confiança no meu depoimento e saiba de uma vez por todas que não há fórmula mágica pro emagrecimento, tem que fazer reeducação alimentar, tem que malhar, tem que ter paciência e força de vontade.


11 comentários:

Luxuosidades disse...

Achei mto bacana seu depoimento, algo importante de ser divulgado!

bjs

1 de julho de 2010 16:23
Marcinha disse...

Adorei o seu depoimento! Só q ao acabar de ler, ri muito, pensando naquele velho ditado: "SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE!"... E sabe porque Tatá? Porque simplesmente quando vc me falou q ia tomar a sibu, eu logo te avisei dos efeitos horrorosos q vc poderia ter e teve, pois eu já tinha tomado a sibu por um ano, e depois q larguei, te contei q tive tudo isso e até mais, minha menstruação diminuiu, entrei em deprê, e até dores horríveis de estômago eu tive!!! Mas vc NÃO CONFIOU NO DEPOIMENTO DA SUA MAMY né? Espero q suas leitoras confiem no seu!

"Foi então que eu comecei a pesquisar na internet, e encontrei matérias falando que esses sintomas acontecem mesmo ao largar a Sibutramina" ou seja, vc teve q pesquizar na internet, achando q o q eu te disse não valia nada?

Mas não to aqui pra brigar com vc, e sim pra q vc tente acreditar mais nos meus conselhos, pois nenhuma mãe gosta de ver uma filha sofrendo o mesmo q ela, mas tem gente q só aprende no sofrimento mesmo, e este foi o seu caso, infelizmente!!! Mas quero q vc saiba, q mesmo depois dessa loucura toda q vc passou pq não quiz me ouvir, eu não te recrimino, pois te entendo, vc quiz ver qual era, curiosa do jeito q é né? Enfim, nessa tua fase nova de agora, quero te dar muita força, e já estou MUITO FELIZ E ORGULHOSA com vc, pois mesmo não tendo me ouvido, vc provou ser capaz de sair dessa situação, está se cuidando, ta malhando, o q pra mim é a maior alegria, e filha, saiba de mais uma coisa, por mais uma experiência própria minha: A SAÚDE É O BEM MAIS PRECIOSO DESSA VIDA, A SAÚDE DO NOSSO CORPO E MENTE, nunca negligencie dela pois mais tarde ela vai cobrar de vc no sentido de: "O q fiz com meu corpo?" "O q fiz da minha mente?" "Da onde surgiu essa maldita dor lombar?" "Meus ossos estão se desfarelando porquê?"
"O q fiz comigo mesma?" "Como rever todos esses prejuízos agora?" Como eu gostaria q o tempo voltasse atráz pra poder reverter isso tudo, ou como eu gostaria q minha mãe tivesse tido mais experiencias pra me alertar melhor sobre certas coisas da vida!

Bem, mas a vida é isso mesmo: "VIVENDO E APRENDENDO" e eu não me deixo abater, to me cuidando mais do q nunca, e espero q vc tenha aprendido tb, pois com vc será mais fácil se recuperar, pois é novinha e muito inteligente, e tenho certeza q agora vc sabe o q está fazendo com a sua vida, e eu me orgulho muito de vc!!! Pode contar comigo pra tudo e pelo resto da sua vida, até enquanto eu possa estar aqui nesse planeta!

Beijos da MaMy q TE AMA MUUUIITOOO.....

1 de julho de 2010 17:59
Drê disse...

Eu usei a sibutramina ano passado em junho,perdi 5kg e depois me emploguei e ganhei de volta...mas estou muito forte pra o peso q sempre tive e voltei a usar tem 3 dias,vou usar por 30 dias,tomo 10mg demanha e 10mg a tarde...vc nao achava q vc tomava demais nao amiga?e vc então q teve sopro?
O segredo dela é emagrecer e malhar pra manter o peso e comer direito

1 de julho de 2010 19:20
Gabi Costa disse...

Isso aí!! E me conta o q vc tá fazendo, estou pensando em tomar esse ginseng... eu tb quero tomar um para acelerar meu metabolismo, agora esqueci o nome, tb é fitoterápico...
Eu ando POR demais preguiçosa e isso tá me dando nervosa.

MALDITA sibutramina! >.<

2 de julho de 2010 01:17
estilosconectados disse...

Eu nunca usei nenhum remédio pra emagrecer. Tive anorexia, perdi 10 kgs, depois de uns anos engordei, fiz acompanhamento com nutricionista e desde o ano passado tenho mantido o mesmo peso. Acho que é foda... emagrecer é osso! Acho que vc tem que fzer seu corpo se acostumar com a malhação e tudo o mais! No ano passado eu tava doente pra malhar! ia diretão na academia, tomava uns suplemtentos normais, mas desanimei! Sei lá, desanimi de academia, mas continuo indo! Corro também... tudo com uma boa alimentação! mas ó, me permito várias extravagancias. Acho que vale a pena... não quero viver pra SER um corpo perfeito etc e tal... quero ter um corpo bacana e curtir as comidinhas gostosas da vida!Rs
Ginseng é ótimo! Tem uma mistura d ginseng, pó de guaraná e mais uma erva que a minah amiga toma que é MUITo foda. Ela é masi velha que eu (o dobro) e tem MUITO mais pique! :P

beijos nath!

2 de julho de 2010 10:28
Meire disse...

Meninas, parem de sofrer desse jeito: usem o Pershake da Perfam. Ele elimina tudo que é ruim de dentro de você, inclusive as gorduras. Eu tomei e e vi os benefícios. na verdade, eu comecei a tomar por causa do cansaço físico, mas depois eu vi que estava perdendo peso também, e a flacidez que eu já tinha diminuiu fora que a pele melhorou bem. Legal né. Dêem um pulo lá no meu blog e confiram!
É TUDO DE BOM: Já tentaram perder peso e não conseguiram?:

2 de julho de 2010 20:46
Moon Goddess disse...

Sei que o post é meio antiguinho mas vou comentar anyway, minha amiga teve uma mudança drastica de humor com a sibutramina. Impossivel conviver com ela!
Eu estou acima do peso e há 11 semanas entrei no vigilantes do peso. Resultado: 14 kilos a menos. e nao fiz esforço nenhum! Só contar os pontinhos! Fica a dica pra quem quiser pesquisar e visitar. Foi a melhor mudança q fiz na minha vida!

26 de julho de 2010 13:03
GlamToKill disse...

Moon Godess,

Não tem problema, pode comentar sim, que nós estamos vendo!

Eu fiz vigilantes do peso e só lá eu consigo emagrecer de verdade viu... eu que ando preguiçosa pra essa contagem de pontos!

Beijos!

Nath

3 de agosto de 2010 22:25
Severina disse...

Comecei agora a tomar subitramina ja tomei antes e ñ teve broblema algum so que ñ emagreci muito tambem dexei pq fui fazer uma cirugia. agora to fazendo academia espero q mim ajude + aperder peso.

23 de agosto de 2010 18:56
Lolis disse...

Poxa, bacana, não vou tomar então. xP
Estava pesquisando justamente porque estava cogitando essa possibilidade. E hey, você é linda! :D

25 de novembro de 2010 19:21
ladyspit disse...

Oi, estava lendo esse blog super lindo e vi esse depoimento, que me deixou chocada e preocupada. Ainda bem que você está melhor. Estou formando em Nutrição, e aconselho a procurarem um nutricionista, como você falou, a pessoa deve reeducar sua alimentação e quem sabe passar dieta é esse profissional. Cuidado meninas, esses remédios são muito perigosos!!!
Super bjo, adorei o blog

31 de janeiro de 2011 20:33

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Ao fazer seu comentário, ele será moderado para então ser postado aqui. Nos comprometemos em repsonder os comentários assim que possível. Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Pense bem sobre o que comentar, estamos dispostas a responder dúvidas ou algo que você tenha a acrescentar ao post.

Não aceitaremos os seguintes tipos de comentários:

- Propagandas/Auto-Promoção

- Gosserias/Críticas não construtivas

- Comentários anônimos

- No momento não estamos aceitando selinhos. Eu sei que é um presentinho e tal, e agradecemos muito pelo carinho, mas nós estamos sempre fazendo o possível para manter o nosso layout o mais limpo possível para uma melhor visualização das nossas leitoras, e se formos colocar todos os selinhos que recebemos na página principal, vai ficar poluído e demorar um ano pra carregar. Então, por favor não insistam!

@glamtokill no Twitter

 

Posts Comments

© 2009 ·Glamour to Kill by TNB