12.22.2009

Cauterização Capilar - Passo a Passo


Preparem-se para um post grande, pessoas! Fiquei trabalhando nele a tarde toda, e espero que gostem!
Para quem não sabe, eu fiz um curso de cabeleireira por gostar muito disso. Não cheguei a terminar, porque queria fazer faculdade, e não dava pra bancar ambos. Trabalhei com isso algum tempo, mas na verdade os conhecimentos que eu adquiri eu utilizo pra mim mesma, dou dicas para as amigas e etc.
Aprendi coisas bem legais no curso, como fazer uma boa escova, sobre a estrutura capilar e outras coisas, mas eu posso dizer que a maioria foi pesquisando, testando em mim mesma e nos amigos(as) e familiares. Como eu tenho essa paixão desde que eu tinha 16 anos (2005), eu acho que acumulou-se uma série de conhecimentos, e me sinto pronta para compartilhar.

Algumas pessoas andaram me pedindo dicas capilares, e o que eu posso dizer pra vocês é o seguinte: cabelo saudável é tudo. Então além de comer direitinho, praticar exercícios físicos, é necessário que você hidrate suas madeixas, não importando se o seu cabelo é livre de qualquer tipo de química, pois á vi muitos cabelos virgens que tinham tudo para serem lindos, e por falta de hidratação, pela preguiça de se cuidar, acabavam não reluzindo tudo o que tinham para reluzir.

Acabei descobrindo que da pra fazer muita coisa em casa, guardando o dinheiro que se gastaria no salão para comprar produtos de boa qualidade, fazendo com que rendesse em mais aplicações de determinadas hidratações, é só saber como se faz.

Então, hoje eu vou falar do tratamento que eu conheço que eu gosto mais, que considero mais intensivo e eficaz, a cauterização.

Questões Principais:

Para que serve?
Bem, o componente principal da estrutura capilar é a queratina. Durante o dia, nós nos expomos a diversos tipos de ambientes, que fazem com que os cabelos sofram a perda dos mesmos. Processos quimicos são mais agressivos nesse sentido, quando nosso cabelo fica espigadinho, significa que nossas escamas capilares estão abertas, os cabelos estão fracos, dificultando que os nutrientes de nossos shampoos, condicionadores e cremes de hidratação comuns fixem-se. A cauterização limpa as cutículas, devolve essa queratina para elas, e depois selamos-as com o calor da chapinha, o que faz com que as pontas duplas sejam suavizadas, e o frizz diminua.

Se trata de um tratamento progressivo, ou seja, na próxima cauterização, o efeito será superior ao anterior, a nao ser que durante esse tempo você tiver usado alguma quimica neles.

Quais são as indicações?
Eu indicaria para todos os tipos de cabelo, mas os cabelos terão um efeito mais visível em cabelos extremamente danificados por processos químicos.

De quanto em quanto tempo é indicado que se faça?
Isso depende. Para cabelos que levam química, é aconselhavel que se faça de 15 em 15 dias, e para cabelos virgens uma vez por mês está de ótimo tamanho.

Cuidado: O excesso de queratina pode partir os fios, então respeite o tempo de pausa!

Conselho:
Se você passou por um tratamto químico (tintura por exemplo) e quiser fazer com que o cabelo se reestruture quase que por completo, o indicado são três cauterizações antes de aplicar quimica denovo. (um bom exemplo pra quem faz luzes)

Mais uma coisa:
Se os seus cabelos estiverem extremamente danificados, você fizer cauterização e não notar muita diferença logo na primeira aplicação, não significa que não tenha tido efeito. A cauterização não é como a escova progressiva, por exemplo que é mais ou menos como uma maquiagem capilar, fazendo parecer com que os cabelos estão extremamente hidratados, sendo que a longo prazo não é assim que o cabelo fica, a cauterização se trata de um processo de dentro pra fora. Conforme as aplicações, os resultados poderão se tornar mais visíveis.

Dicas Fundamentais:

1 - Se você quer estar com cabelos hidratadíssimos para algum evento, faça três dias antes, pois como eu vou falar mais sobre no final do post, serão necessários 3 dias sem que se lave os cabelos, para um resultado mais completo do tratamento.

2 - Escolha um dia em que você esteja tranquila, sem rpessa de fazer uma hidratação rápida. Sabe aqueles dias que a gente acorda com a diva incorporada e decide fazer unha, hidratação, depilação, sobrancelha, esfoliação, enfim... tudo no mesmo dia? É esse o dia que você vai escolher pra fazer a cauterização, porque ela não é complicada, mas exige paciência e tempo disponível, fora que no tempo de pausa do creme de hidratação, você pode aproveitar pra fazer esfoliação, tirar o esmalte que está na sua mão a semana toda, passar argila no rosto, enfim...

3 - Se você não se sente totalmente segura, chame uma amiga para te ajudar. Vocês podem dividir os ingredientes até pra sair mais barato, e uma fazer a aplicação na outra. Afinal, é infinitamente mais fácil fazer algumas coisas nos outros do que na gente mesma, principalmente quando não temos muita experiência.

Ingredientes:





1 - Shampoo anti-resíduos:
Eu na verdade compro qualquer shampoo anti resíduos, no momento eu tenho usado esse da Payot.

2 - Queratina líquida:
É o ingrediente especial da cauterização, eu usei a Kerafix da Bioderm, se trata de um concentrado de queratina.
Eu aconselho uma ampolinha da Vizcaya, eu gosto muito dela, o cheiro é incrível, pena que não tinha quando eu fui comprar, mas a da Bioderm também não é ruim. A Niely Gold tem um frasco com um concentrado de queratina que é maior e custa uns 15 reais, vale super apena.

Cuidado: Ao comprar a queratina líquida, certifíque-se de que você está comprando o concentrado de queratina, que geralmente vem em ampolinhas. Cuidado pra não comprar aqueles óleos de queratina, senão o seu cabelo vai ficar completamente ensebado!

3 - Creme de Hidratação Intensa:
Eu tenho usado esse creme da Alfaparf que eu gosto muito, o Real Cream PH4. Quando comprei, era o assunto das comunidades de hidratação no orkut, é uma máscara reestruturante muito poderosa de qualidade profissional. Geralmente encontra-se em lojas de artigos profissionais de salão de beleza, esse eu comprei por 58 reais, e tenho desde o começo do ano, porque ele rende muito bem. Ah, e algo muito importante: tem o cheiro ótimo.

Você também pode comprar o creme de hidratação que couber no seu bolso, eu indico muito o Elseve Reparação 5, e um de embalagem preta da OX. Tem outro da OX com a tampa amarela que é ótimo pra se usar no verão e eu amo o cheiro dele. Desculpem eu não me lembrar o nome, eu já não tenho mais ele aqui.

Se preferir, faça como eu faço às vezes, quando me da a louca: eu coloco o creme num pote, misturo bepantol líquido, misturo todos os cremes de hidratação que tem em casa, todas as vitaminas e oleozinhos. Mas eu quis fazer algo simples pra quem é principiante, essas experiencias loucas eu faço aqui mesmo as vezes, e quis mostrar bem a cauterização como é em sua essência, mas você pode adicionar outras coisas. Só cuidado se seu cabelo for muito oleoso! Essas ampolas de oleozinhos deixam o cabelo ensebado, e você vai ficar três dias sem lavar o cabelo!

4 - Leave-in com protetor térmico:
É imprescindível que ele tenha protetor térmico! Já vi muita gente que não faz cauterização por ter medo de secador de cabelo ou de chapinha, por acharem que queima, que estraga o cabelo. Secador e chapinha não estragam o cabelo se você utilizar sempre um protetor térmico antes!! Então compre um bom e se jogue!
Nesse caso, eu usei o Hair Dry da Amend. Super recomendo!

5 - Silicone:
Não pode ser qualquer silicone, eu estou usando o da mesma linha que o leave-in da Amend. Ele é um serum protetor capilar, o que é muito importante que você passe depois de expor os seus cabelos ao calor do secador e da chapinha! Lembre-se! Proteção é TUDO!

Passo-a-Passo:

Primeiro de tudo: Eu estava toda creuza fazendo a cauterização. Não era nada viável que eu me maquiasse pra fazer esse post, porque quando eu tomasse banho ia ficar uma bosta. Então apreciem minhas olheiras que eu tentei - inutilmente - ajeitar no photoshop. - sem muito sucesso -
Eu rsolvi colocar fotos minhas do processo, mesmo não tendo muita necessidade, porque eu quando leio blogs me sinto muito mais próxima da pessoa que está escrevendo. Não tenho muita paciência pra vídeos, esperar eles carregarem é um saco. E tenho vergonha por enquanto de fazer um vídeo, então muita calma nessa hora.


1 - Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduos.
Aqui nesse passo, você estará limpando as suas cutículas capilares, e deixando elas abertas para receberem o tratamento que vem a seguir. Dê preferência para a água mais quentinha, que estimula a abertura das cutículas capilares. Se logo na primeira lavagem o shampoo não fizer muita espuma, enxague e lave mais uma vez, eu faço isso e parece que da um efeito a mais.

2 - A Queratina.



Retire o excesso de água dos cabelos com uma toalha, e aplique a queratina líquida, mecha por mecha. Algumas marcas de queratina concentrada dão uma esquentadinha no cabelo, e se você der uma esfregadinha, pode fazer uma espuma de leve. Dê preferência sempre para as pontas, evitando passar muito na raiz.

3 - Creme de hidratação.



VOCÊ NÃO VAI LAVAR OS CABELOS DEPOIS DE PASSAR A QUERATINA!
Passe o condicionador, mais nas pontas mesmo, pra evitar a oleosidade da raiz.

4 - Tempo de Pausa.



Você pode colocar uma touca térmica no cabelo para o tempo de pausa, eu quando não tinha, só prendia mesmo, mas a touca da uma esquentada, o que potencializa o efeito dos componentes agindo nos fios. Espere meia hora e lave. Eu gosto de passar condicionador nos cabelos mesmo depois de ter feito a hidratação capilar, foi algo que uma vez eu ouvi o conselho de algum cabeleireiro, e realmente potencializou o efeito das hidratações que eu faço.

5 -  Secando:



Bem, não é extremamente necessário que você faça escova se o seu cabelo for liso. Se você estiver fazendo sozinha então, esquece... Eu geralmente nem seco com o secador porque tenho preguiça demais, espero o cabelo secar naturalmente e passo logo pro passo 6, mas se os seus cabelos forem muito rebeldes ou não forem lisos, é necessário que se faça a escova sim, na verdade, quanto mais calor for exposto seu cabelo durante esse tratamento, melhor. E se você tiver que fazer escova, aí que entra sua amiga. Eu sei fazer escova no cabelo alheio, mas no mue eu acho praticamente impossível, e nunca vi necessidade de aprender, uma vez que meu cabelo já é liso. Mas já vi pessoas de cabelos ondulados com uma destreza excepcional em auto escovação. Fica a seu critério. Não esqueça de passar o leave-in com protetor térmico antes!!


Meus cabelos depois de secos.


6 - Cauterizando.



Uma coisa muito importante agora: não importa como, seus cabelos têm de estar secos quando você for passar a chapinha!! Não é aconselhável que seus cabelos úmidos ou molhados entrem em contato com a chapinha, eles podem ficar realmente quebradiços!
Separe o cabelo em mechas, e certifique-se se ter passado bem lentamente por cada mecha pelo menos três vezes a chapinha. Não passe muitas vezes a mais do que isso, pois não é necessário, e o cabelo corre o risco de sofrer futuros danos por mais que você use protetor térmico. A chapinha de cerâmica é muito boa, e a minha tem uns íons que protegem os fios durante o uso.
Nesse passo, você está selando as cutículas e fixando tudo que acabou de passar nos seus cabelos.
Não se esqueça de passar o silicone depois para finalizar. Não passe muito, pois pode correr o risco dos seus cabelos ficarem muito oleosos.

7 - Três dias sem lavar.



Essas fotos aqui são de hoje, logo depois que finalizei (me ólea, me ólea denovo rs). Meus cabelos ficaram muito macios e sedosos. Mas eles ainda estão mutio danificados das luzes e do mega hair, eu tenho consciência disso.
Para potencializar ao máximo o trabalho todo que você teve hoje, faça um esforço e fique sem lavar a cabeça por três dias. (banho pode, ta? rs) Eu sei que agora no verão é extremamente dificultoso ficar esse tempo todo sem lavar a cabeça, especialmente se seus cabelos são muito oleosos, porque as substâncias que você acabou de passar... acredite, vão deixar eles mais oleosos ainda. Eu que estou acostumada a lavar a cabeça todos os dias me sinto suja se fico mais de um dia sem lavá-los, mas é um mal necessário, e por isso que eu falei pra você fazer três dias antes de algum evento que você tenha pra ir, eu por exemplo tenho um almoço de natal no dia 25, vou ficar esses três dias com o cabelo bem meleca, lavar a cabeça de manhã e chegar ali diva, sem um frizz e sem nenhuma ponta dupla!

Dica: Durante o tempo em que você estiver sem lavar a cabeça, pode passar a chapinha para que o produto fixe mais, ou pra fazer mais efeito expondo os fios ao calor. Não é necessário que passe o leave-in protetor se você passar um pouco de silicone antes E depois. Mas é pouco por causa daquele problema de ensebamento.

Espero que tenham gostado do passo a passo... eu tive o maior trabalho em reunir tudo que eu sei e fazer algo bem legal pra vocês, então... realmnte espero que sirva pra alguma coisa!



Nath

13 comentários:

Níniel disse...

Ótimo post, ótimo mesmo!Eu já sabia fazer a cauterização porque tenho um cunhado cabelereiro que me dá vááááárias dicas, mas o esforço de escrever esse passo a passo é louvável!Da próxima vez que eu quiser explicar pra alguém só passo o seu link, rs.
Costumo usar a Carga de Keratina da Keramax (não sei se aí no Rio essa marca é muito comum), ela é em creme, mas é ó-ti-ma e rende muito, aliás, essa marca tem vários produtos com queratina e geléia real que eu adoro,o concentrado de queratina (a ampolinha) e o spray com queratina e creatina (uso antes de fazer escova)também são maravilhosos.

23 de dezembro de 2009 01:48
Miss-Strawberry disse...

q legal Nath, me identifiquei com a história q vc contou, tb fiz cursos na áera por amor a essa "arte" hj ganho uma graninha como personal hair stylist, tenho um mini salão em casa, atendo minhas clientes aqui mesmo. Isso é mto bom pq eu faço meus horários e tenho tempo para estudar, estou me preparando para concursos, eu não pretendo ficar nessa área de cabelos como renda principal, vejo mais como um hobby mesmo.
Muito legal seu tutorial, e o mais legal ainda foi q postou com fotos próprias, realmente é algo q a gente não costuma fazer. Postava mtas fotos pessoais no blog, mas uns anônimos começaram a me xingar(acredito q só pode ser inveja mesmo, pq não faço mal pra uma mosca),sempre tem gente espírito de porco pra isso, incrível! aí parei de postar imagens pessoais..
tem no blog uma postagem de cauterização sem chapinha q o processo tb é super simples e eficaz, qdo der dá uma olhadinha!
bjãooo

23 de dezembro de 2009 02:01
Daniele disse...

perfeito o post!!!
Eu fiz luzes no começo do m~es, preciso meeeesmo hidratá-los!
Vou procurar os prodeutos pra fazer!
Beijos, e feliz natal!!

23 de dezembro de 2009 12:53
Fer disse...

Adorei Nath, tenho "todos os ingredientes em casa" rs, e vc me inspirou! Vou fazer, bjs.

23 de dezembro de 2009 18:03
Sabrinna disse...

Que ótimo post! Comprei o Kit da Niely 'carga de queratina' acho que é isso, será que é bom?? Amanhã eu me jogo nele!
Beijos

24 de dezembro de 2009 07:42
Carolzinha Leal disse...

Ah sim, meu email para contato: carolzinhaleal@oi.com.br
Beijos

28 de maio de 2010 01:34
Carolzinha Leal disse...

Nossa, adorei sua dica.
Tava toda preocupada aqui, porque usei a máscara nutritiva kerafix, da bioderm, e deixei meu cabelo secar naturalmente, e ele ficou o "Ó". Mas descobri o pq, pq num passei a chapinha depois, irei passar assim que acordar amanhã...É que eu não sabia que ele era uma cauterização, e na embalagem nem diz que precisa secar e pranchar. Valew mesmo pela dica.
Só mais uma perguntinha. Posso substituir a ampola de queratina por uma quantidade desse creme (diz na embalagem que ele é queratina hidrolisada, aminoproteína da seda), ou não é recomendável. E se puder, posso misturar ele direto no da Elseve, ou é melhor passar um, esperar, e passar o outro?
Desculpa pela enxurrada de perguntas, mas é que eu tenho muitas dúvidas mesmo.
Mas uma das principais é essa, se posso misturar o elseve com essa máscara nutritiva kerafix.
Adoraria se voc~e me respondesse.
Um beijo, e muito obrigada desde já.

28 de maio de 2010 01:34
Denise disse...

Oi, adorei seu passo a passo! Muito mesmo, mas to querendo fazer uma "cauterização" com as coisas que já tenho e comprar só a queratina líquida, não é nem querendo só to podendo isso mesmo :P
Eu tenho shampoo anti residuos da natura, plants de menta, e eu tenho chapinha em casa.
Eu vi na farmácia queratina liquida da tut hair... 17 reais 200ml...

Enfim a dúvida:

Posso usar shampoo, depois queratina, depois chapinha? Essa queratina da Tut é sem enxágue.

(coisas que tenho em casa,rs, talvez eu tenha que usar junto pra melhorar essa idéia minha,rs, condicionador recarga de queratina da vita A, creme tratamento novex 12, creme de pentear elseve reparação total 5 e hydra-max, reparador de pontas da amend)

meu email: depsicotica@hotmail.com

beijos, to ansiosa pela resposta ^^

5 de julho de 2010 18:50
Marcinha disse...

Até q enfim achei esse poste sobre Cauterização! Fiquei a manhã toda procurando aqui, mas valeu apena achar, pq agora farei a minha cauterização na terça - feira com vc já sabendo realmente pra q serve, pois eu não tinha a mínima idéia!!!
Bjs da MaMy...

1 de agosto de 2010 12:49
Ingrid disse...

Olá Nath, eu queria saber se pode ser usada a chapinha comum neste processo, pois não tenho a chapinha de ceramica, muito menos com ion, só tenho aquela bem baratinha, antiga e comum de ferro mesmo!
Aguardo sua resposta, adorei o post!

30 de agosto de 2010 15:00
Natasha De Rose disse...

Ingrid, pode usar a chapinha que quiser... eu só falei aquela q é a q eu tenho. Beijinhos!

30 de agosto de 2010 21:20
Ingrid disse...

Oi, fiz a cauterização ontem, meu cabelo ficou ótimo, obrigada pela dica.
Ps: fiz com o kit da Vizcaya

31 de agosto de 2010 13:18
Maria Lúcia disse...

Oi Nath.
Amei tuas dicas.
Eu tinha vontade de fazer uma cauterização nos meus cabelos, e
estava bem insegura.
Tbm tenho luzes e a hidratação q eu faço em casa não tava surtindo muito efeito.
Aqui encontrei resposta para todas minhas dúvidas.
Estou louca p/ começar. heheh
Obrigada, bjão.

27 de outubro de 2010 10:36

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Ao fazer seu comentário, ele será moderado para então ser postado aqui. Nos comprometemos em repsonder os comentários assim que possível. Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Pense bem sobre o que comentar, estamos dispostas a responder dúvidas ou algo que você tenha a acrescentar ao post.

Não aceitaremos os seguintes tipos de comentários:

- Propagandas/Auto-Promoção

- Gosserias/Críticas não construtivas

- Comentários anônimos

- No momento não estamos aceitando selinhos. Eu sei que é um presentinho e tal, e agradecemos muito pelo carinho, mas nós estamos sempre fazendo o possível para manter o nosso layout o mais limpo possível para uma melhor visualização das nossas leitoras, e se formos colocar todos os selinhos que recebemos na página principal, vai ficar poluído e demorar um ano pra carregar. Então, por favor não insistam!

@glamtokill no Twitter

 

Posts Comments

© 2009 ·Glamour to Kill by TNB